FanfArrices de gAveta - DiOgenes E o cAra...rs

Dias desses descobri um filosofo muito louco que me fez pensar em algumas situações, a meu ver, cômicas.

Conta-se que Alexandre da Macedônia, o grande imperador da antiguidade, ao encontrá-lo lhe teria perguntado o que mais desejava. Acontece que devido à posição em que se encontrava, Alexandre, fazia-lhe sombra. Diógenes, então olhando para o sol afirmou: "Não me tires o que não me podes dar!". Humm!!!

Para Diógenes a felicidade - entendida como autodomínio e liberdade espiritual - era a verdadeira realização de uma vida. Assim, a virtude deveria ser praticada e isto era mais importante que teorias sobre a virtude.

Desta forma, Diógenes acreditava que a virtude e a plena liberdade (desvinculação da opressão das convenções sociais) estava precedida de um exercício duplo: espiritual e físico. Na prática constante do exercício físico formam-se pensamentos que tornam mais rápida a atuação da virtude. O exercício físico se integra e se realiza com o exercício espiritual. A boa condição física e a força são os elementos fundamentais para a saúde da alma e do corpo. Sustentava por isso que nada se pode obter na vida sem exercício, ao contrário, que o exercício é o artífice de qualquer sucesso.

Assim, o figuraça suportava provas malucas para demonstrar que o exercício físico contribui para a conquista da virtude. No verão rolava sobre a areia ardente, no inverno abraçava as estátuas cobertas de neve, querendo de todo modo temperar-se para as dificuldades. Mas, havia também o exercício da alma, na mesma medida importantes, que ele praticava com o mesmo afinco. Entre esses da alma, havia uns bem irônicos como pedir esmola às estatuas para habituar-se a pedir em vão.

Acho que, sem saber, andei a praticar o exercício da alma...rsrsrs Como estou empenhada também nos exercícios físicos (mais moderados, é claro que os de Diógenes) quem sabe não alcance a virtude que tanto almejo - o desapego. Ou ainda a plena liberdade! Acho que estou no caminho certo!!! rs

Acho que a minha identificação culminou com a afirmação de Diógenes: "Sou uma criatura do mundo, e não de um estado ou uma cidade particular".

(Escrito em 01.03.2007)

Comentários

Anônimo disse…
Amiga, voce tem estado cada vez mais filosofica...essas suas "andancas" literarias estao fazendo sua cabeca decolar e voar alto...rs.
Muito bom...tenho sempre agradaveis surpresas quando venho visitar o blog. Esta cada vez melhor.
Bjo,
Amiga-Felicia