QuixOtice - Montanhismo e temperança...


Um sábado lindo, céu azul, sol ameno e eu “pendurada” voluntariamente num precipício. Olho para o horizonte, cartão postal – Pão de Açúcar. Olho para cima, incentivo na face dos colegas que sorridentes faziam a minha segurança. Olho para baixo, abismo. Então, travo.

Logo, um estimado colega, pacientemente, olha para mim e pergunta: - Por quê você parou? Algum problema? - Não, respondo. - Estou admirando a paisagem. Então, sorrisos.

A verdade é que eu estou paralisada de MEDO. Assim mesmo, GRANDÃO. Sei, racionalmente, que estou com uma corda de segurança, mas estou com um “puta” medo de cair. Humana!!

Olho para a rocha. Não encontro nenhuma “agarra” para pés e mãos. Técnicas para cada tipo de agarra então? Não consigo me lembrar de nada. Turbilhão de pensamentos e ainda mosquetões, solteiras, grampos, cordas... muitas informações para um pensamento recorrente “vou cair”.

Em outra corda, um colega experiente me mostra uma agarra. Bem debaixo do meu nariz. O medo cega. Concentro-me. Solto uma das mãos e seguro a agarra. Não encontro apoio para o pé que desliza. Volto. Sereno os pensamentos, mudo o foco. Estudo alternativas. Nova tentativa. Finalmente, mais um passo. Difícil descrever, mas posso garantir que é uma sensação de superação indescritível. A alma sorri.

Comentários